segunda-feira, 20 de julho de 2009

Publicação do livro Projetando Produtos Sociais

O livro Projetando produtos sociais, uma autoria do professor e desenhista industrial Danilo Émmerson Nascimento Silva, recebeu apoio e incentivo do Centro Acadêmico do Agreste e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco. Em breve será publicado pela Editora Universitária da UFPE.

Resumidamente, se apresenta estruturado da seguinte maneira:

O Capítulo 1, Antecedentes para uma consciência social, o autor descreve de maneira sucinta seu retrospecto com experiências, fatos e relatos sociais, que de alguma maneira, estabeleceram conexões com sua vida pessoal e profissional.

No Capítulo 2, A historicidade das inserções sócio-projetuais, o autor resgata abordagens projetuais históricas e cronológicas do passado, do presente e de tendências futuras cujos desdobramentos implicam, direta ou indiretamente, em contribuições para a sociedade.

O Capítulo 3, Definições, conceituações e reflexões sobre aspectos sociais, aborda reflexões do autor e citações de outrem sobre as temáticas e áreas de inserção social e sua convergência com o consumismo e o materialismo.

No Capítulo 4, Tipos de necessidades: sociais, espirituais e materiais, o autor reflete a cerca das necessidades, vontades, desejos e aspirações humanas e suas estreitas relações com a produção da cultura material.

O Capítulo 5, Abordagens projetuais com cunho social, descreve experiências projetuais individuais e coletivas do autor com acadêmicos, por exemplo, apontando possibilidades de áreas a serem exploradas pela academia e pelos setores produtivos visando causas éticas como a causa social.

No Capítulo 6, Projeto de produto: uma descrição de experiências metodológicas durante o componente curricular com ênfase no social, o autor descreve os procedimentos metodológicos construídos durante sua vida acadêmico-profissional finalizando com contribuições para a melhoria do ato de ensino e aprendizagem na área projetual e nos cursos de Design e de Desenho Industrial do país.
Na Conclusão, finalizamos a linha de pensamento sugerindo, provocando e alertando a todos os interessados pela necessidade da incessante jornada para a construção de um mundo mais justo e igualitário materialmente dito.


“[...] O livro do Professor Danilo Émmerson traz de modo claro, seu posicionamento político em favor de um Design que cumpra sua função social, e seja capaz de contribuir para uma melhor qualidade de vida de milhões de pessoas, quer seja em termo de conforto, de acessibilidade, de novos materiais ou ainda de atendimento às necessidades específicas destes grupos em suas atividades quotidianas. Com esta preocupação científica forte, muito visível em seu trabalho, construiu toda a sua narrativa acadêmica, que tem como resultado neste momento, este importante livro. Certamente este será uma obra de referência a ser consultada por professores e muito especialmente por estudantes de Design em todo o país, interessados em projetos de produtos com ênfase social [...]”.
Allene Lage
Doutora em Sociologia
Professora da Universidade Federal de Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste





“[...] Entre esses dois extremos encontra-se uma parcela da humanidade que, mesmo sem ser homogênea, terá o poder de contribuir para minimizar tanta disparidade. Nesse grupo estão pessoas como Prof. Danilo Émmerson que, com sensibilidade e empatia se valem do recurso do conhecimento para idealizar e propor um ambiente mais justo e harmonioso. Danilo apresenta neste livro exemplos de outra relação entre o ser humano e a cultura material: os projetos de produtos sociais, que bem poderiam ser situados num campo novo denominado Desenho industriossocial [...].”

Ligia Sampaio de Medeiros / Luiz Vidal Gomes


*Maiores informações para aquisição do livro, por favor, entrar em contato via e-mail danilo.emmerson@gmail.com