sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A inovação durante o curso preparatório para a prova do ENADE 2009

O Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, Pernambuco realizou do período compreendido de dezenove de outubro a seis de novembro de 2009 um curso preparatório para a prova do ENADE 2009, denominado de Curso de Atualização em Design. A partir da última prova do ENADE, realizada em 2006, foi feito um levantamento dos assuntos abordados nas questões e dividiu-se o curso em módulos de maneira que cada um contemplasse quatro horas e fosse ministrado por um docente do referido quadro. Os módulos ocorreram sempre durante as tardes e foram os seguintes:

- Processo Produtivo;
- Metodologia de Projeto;
- Representação Tridimensional;
- HCI;
- Sustentabilidade;
- Funções dos produtos;
- Inovação;
- Cores;
- Linguagem Gráfica;
- Design Corporativo;
- História do Design;
- Gestalt.

Coube a mim a temática INOVAÇÃO. Esclarecendo a dificuldade de abordar as temáticas em apenas quatro horas, pois podem constituir disciplinas que ocupam um ou mais de um semestre letivo, tivemos que restringir bastante os conteúdos abordados.

Tratar de inovação implica em estabelecer relações da área projetual com diversas áreas do conhecimento humano. A inovação se pode fazer presente nos serviços, nos produtos ou nos processos produtivos. Pode estar relacionada com a gestão, com o planejamento estratégico das empresas ou o planejamento dos produtos. Pode estar presente no trato com os clientes, no aprimoramento dos serviços ou na qualidade dos processos e dos produtos; também poderá ocorrer nas pesquisas ou na descoberta de invenções. As estatísticas sobre registros de patentes, de marcas e de desenhos industriais servem de parâmetros para mensurarmos que regiões, países ou nações investem mais em inovação tecnológica. As inovações, tecnológicas ou não, desencadeiam ciclos que servem para medir níveis evolutivos. A inovação está diretamente associada com a competitividade, pois algo inovador por si só já se comporta como algo competitivo e diferenciado. Buscamos inovação para rompermos com os paradigmas ultrapassados, traçados e estabelecidos pela sociedade. Inovar requer coragem, desafio, risco, insegurança, medo, investimento. Significa abandonar a posição de conforto e aventurar pelo desconforto do desconhecido. É por isso que muitos preferem permanecer sem buscar a inovação, pois não suportam a pressão daquilo que desconhecem. Mas de um jeito ou de outro a inovação vai bater à sua porta. A pior maneira de descobrir isto é quando se percebe que está ultrapassado, arcaico e sendo “engolido” pela concorrência ou por alguém mais original e criativo. Os diversos modelos teóricos da administração de nada adiantarão se o cenário para a inovação não estiver montado. Isto quer dizer que o ambiente e os agentes envolvidos nela devem estar dispostos para a mudança. Pessoas com perfis de inovadores costumam ser inconformadas por natureza; nunca descansam nem se contentam por satisfeitas. Estão sempre buscando outro modo de solucionar e de resolver seus problemas. Inovar é pensar o diferente ou aquilo que não é óbvio. Traduz-se em prever ou se antecipar às tendências e ao futuro: um futuro próximo ou talvez bem distante.

Portanto, acredito que, enquanto docentes, fizemos nossa parte! Cada módulo ministrado pelos docentes deve ter tido algum êxito de contribuição. Cabe agora aos acadêmicos realizarem uma boa prova do ENADE 2009. Boa sorte e sucesso aos selecionados!